Depois de curtir as férias e fazer muita bagunça, chegou a hora das crianças voltarem às aulas e também dos pais receberem bilhetinhos das professoras alertando para a infestação dos piolhos.
Assunto tão desagradáveis para os pais e filhos que fui pesquisar os tratamentos e prevenção.
Os sintomas de piolhos na cabeça incluem:
- Coceira intensa no couro cabeludo
- Protuberâncias pequenas e vermelhas no couro cabeludo, no pescoço e nos ombros (as protuberâncias podem encrostar e vazar)
- Minúsculos pontos brancos (ovos ou lêndeas) na raiz de cada fio que são difíceis de remover
Os piolhos no couro cabeludo e nas roupas podem ser difíceis de ver, a menos que sejam muitos.
Receita caseira da vovó - Quando a cabeça de seu filho estiver infestada de piolhos (certamente os pegou de algum colega), nada de passar querosene ou inseticidas, que podem intoxicar ou invenenar seu filho.
Experimente fazer o seguinte: ferva 1 litro de vinagre com um punhadinho de sal; deixe esfriar um pouco e, quando o vinagre estiver morno, passe na cabeça dele e lave. Repita isso, umas 5 vezes ao dia, por uns 2 a 3 dias.
Métodos de Prevenção:
Nunca compartilhe escovas de cabelo, pentes, perucas e apliques, chapéus, artigos de cama, toalhas ou roupas com alguém que tenha piolhos da cabeça.
Se seu filho tem piolho, verifique as regras das escolas, creches, pré-escolas e maternais. Muitos desses lugares não permitem que crianças infectadas retornem até que os piolhos sejam completamente tratados.
Algumas escolas podem ter regras para garantir que o ambiente permaneça livre de piolhos. Às vezes, os insetos ou seus ovos entram em áreas como carpetes. A limpeza frequente de carpetes e todas as outras superfícies de locais frequentados por crianças impede a transmissão de todos os tipos de infecção, incluindo os piolhos da cabeça.
Atenção!
Ligue para seu médico se os sintomas persistirem após o tratamento caseiro para piolhos ou se você apresentar áreas de pele vermelha e sensível, o que pode indicar uma infecção.